PROJETO

PROJETO
http://www.smbmarketingguide.com/wp-content/uploads/2009/02/blog.jpg

SEJAM BEM VINDOS AO MUNDO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS !



quinta-feira, 10 de junho de 2010

CRÔNICAS - 1º ANO A








































Após a realização das oficinas os alunos fizeram o aprimoramento do texto, digitaram no laboratório de informática e publicaram no blog para que pudesse ser lido e comentado pelo público. E na semana de Ciências será apresentado para a comunidade, na escola com os comentários feitos.

13 comentários:

  1. A falta de sorte

    No lugar onde eu moro os alunos estudam em um escola muito longe e nós temos que ir em transporte escolar. Só que quando o rio etá muito cheio,os caros não conseguem passar,temos que ir pela canoa.
    Num dia de aula normal,vínhamos eu e minhas amigas e amigos para a escola. Tínhamos que vir de canoa porque o rio estava cheio.
    Chegamos perto da canoa,um dos garotos ficou tirando onda com as meninas,só que ele não prestou atenção onde ia sentar e acabou sentando em um pé de cansanção. Ele quase pira. Tirou a roupa e se jogou no rio. Minutos depois,nós estávamos atravessando o rio quando chegamos ao outro lado uma das meninas escorregou e caiu dentro da canoa,muito limpa;cheia de água e lama!Mas o mais engraçado foi que ela ela caiu igual um S, e o pior estava por vim de repente veio a tempestade todos se molharam,ficamos parecendo uns pintos molhados. Ninguém foi para a escola nesse dia. Não dizem quem rir por último rir melhor? Nesse caso não aconteceu nada disso.

    Leidiane dos Santos Morais

    ResponderExcluir
  2. Amizade! Eita coisa boa!
    Essas coisas de amizade de momentos, divertida, para sempre. É uma ajuda e tanto!Mas quando essa amizade acaba virando um relacionamento bom pra nós e quando vira inimizade ôo azar.
    Estavam lá elas as amigas: eram quatros. Todas super arrumadas, rindo àtoa na praça. A praça não era lá essas coisas, mas dava pro gasto. Tinha uns bancos que se sentasse de mau jeito o bumbum ficaria no chão.E o posto de saúde do lado era uma estação de trem antiga, que além de posto, ao mesmo tempo servia de banheiro público. As pessoas faziam suas necessidades ali mesmo na calçada do posto-estação, se é que existe isso!
    As meninas além de lindas eram super divertidas, uma moreninha alta, bem bonita de cabelos curtos e um sorriso de dar inveja; a outra garota uma bela ruiva de cabelos vermelhos igual a batom daquelas velhas; além de todos esses atributos, tinha ainda outras duas. Ah! Essas duas animadas feito um genro quando a sogra esta preste a bater as botas. Ninguém ousava a nem se quer imaginar o que as fazia tão felizes. Seria amores do passado ou do presente? Sinceramente não dá pra imaginar!
    Quem passava pela a rua provavelmente pensava eita como essas meninas são um tanto quanto sorridentes! Também com a idade delas quem não é? Com todos os dentes na boca. De certa forma cada uma com suas qualidades e defeito. Quem via defeitos? Só os invejosos.
    A noite pra elas parecia não ter fim, mas infelizmente a noite não é uma criança, tiveram que para deixar quem morava mais longe. Com certeza amanhã viriam aquelas lindas meninas de nova.

    ResponderExcluir
  3. Gotas de alegria ou de preocupação?

    Chuva é sempre bom, principalmente no árido Sertão. Aqui no inverno, é uma alegria só, mas também tempo de grande preocupação para o povo desse lugar e de toda região circunvizinha, pois o medo do rio que corta nosso distrito transbordar é grande.
    Quando o inverno começa é uma grande felicidade para os agricultores de região, ao ver que terão uma terra boa para plantar e ajudar na renda da família. Mas quando a chuva é demais a preocupação toma conta de todos, inclusive de quem não mora aqui, mas que tem algum familiar.
    Todos lembram da primeira vez que vimos a água tomar conta de tudo, derrubando casas e destruindo plantações. Tempo de tristeza! Ainda bem que da última vez que o rio subiu não alagou as ruas, mas chegou bem perto! Quando viram aquele monte de água passar para o seu leito devagar: “Que alegria!” O rio voltava ao seu leito normal.
    A preocupação sai um pouco dos rostos das pessoas que moram aqui e no lugar daquele rosto preocupado surge um sorriso de felicidade por ver que tudo aquilo passou sem mais problemas. Porém, dentro de cada um ainda fica aquela preocupação: No próximo inverno será do mesmo jeito? Só Deus sabe!
    No momento é só curtir a alegria de ver que não perdeu nada e que continuará dentro de sua casa! Uma emoção que toma conta de muitos que por aqui vivem e faz com que a esperança de um bom inverno, com chuva no tanto certo, venha para alegrar a todos nos próximos anos.


    Fabiana Teles de Souza
    1º ano “A”
    Tarde

    ResponderExcluir
  4. Um trauma na infância

    Num lindo dia, como em todos os outros, no distrito de Ingazeiras, um pequeno garoto saiu para a calçada da casa de sua avó para tomar seu delicioso suco; só que dessa vez aconteceu algo inesperado.
    Quando ele saiu com sua mamadeira na mão, veio uma cachorra que parecia não tomar água ou comer algo, fazia uns duzentos anos, roubou a mamadeira da mão da criança e saiu correndo com a mamadeira na boca.
    O garoto entrou em casa chorando e gritando: “Vovó a “cassoa” pegou meu suco”. A avó e a mãe do garoto saíram correndo, para ver se encontravam a tal “cassoa”.
    Então viram uma outra cachorra e colocaram a culpa nela só para acalmar o pobre garotinho, que ficou traumatizado com o que aconteceu. Depois encontraram a cachorra que era culpada e a mamadeira.
    Até hoje quando o garotinho vê uma cachorra nas pequenas ruas de Ingazeiras, ele chora desesperado.
    Acho que agora ele vai pensar duas vezes antes de sair para a calçada com a mamadeira cheia de suco.
    AMANDA IZIDIO
    1º ANO “A”

    ResponderExcluir
  5. O Amor



    O amor pode acontecer a qualquer momento basta você querer e abrir o seu coração para que surja um amor.
    Todos nós temos o direito de ter diversos amores basta querermos. Para se conquistar um amor temos que ter muito habilidade, o amor se conquista sem pressa.
    Para se ter um amor precisamos conquistar um coração. Para se conquistar um coração definitivamente para florescer um grande amor; tem que ter garra e esperteza, mas não falo dessa esperteza que todos conhecem,falo da esperteza de sentimentos, daquela que existe guardada na alma em todos os momentos.
    Quando se deseja realmente conquistar um coração e ter um amor, é preciso que antes já tenhamos alguma finalidade.
    Do jeito que todo amor pode florescer, ele também pode acabar por qualquer motivo; mas pode ser recomeçado,basta se conquistar um coração e curtir.
    Na realidade hoje não existe mais amor, pois as pessoas só querem ''usar,abusar e jogar fora.



    Samira

    ResponderExcluir
  6. Domingo Maravilhoso


    Aqui na Boa Vista exitem várias maravilhas:açudes, barragens, e o famoso Rio Salgado. Nos finais de semana nós nos juntamos aos amigos para nós divertimos. Certa vez fomos comemorar o aniversário de nossa prima na barragem. Lá foi muito bom levamos bebidas ,comidas e tomamos muito banho. Inventemos de brincar de briga de galo eu e minha prima, quando fomos cair batemos a cabeça uma na outra e ficamos uns 10 minutos dentro d'água . Os outros pensavam que nós tínhamos morrido,quando nos levantamos todo mundo foi lá para baixo passando por
    umas pedras que tinha.
    As pedra eram muito lisas e não conseguímos ficar em pé. Um menino caiu e desceu escorregando,bateu a bunda na pedra e ficou dizendo ai,ai,ai!Nós sem saber o que era ficamos rindo dele, mas quando ele se levantou tinha rasgado o short e se machucou um pouco mas deu tudo certo ele disse que não foi nada, só que estava doendo um pouco. Depois continuamos a com as nossa brincadeiras. Como adolescente têm uma brincadeiras bestas, fizemos uma com a minha irmã. Ela sem saber que as pedras eram lisas desceu correndo para falar conosco . Então ela caiu escorregou e desceu com a cabeça para baixo quase que quebra a coluna .Quando se levantou ficou brava por que não a avisamos. Pedimos desculpas e assim terminou o nosso maravilhoso domingo.



    Maria Claudivânia Tomé de souza

    ResponderExcluir
  7. Atitude é o melhor espelho

    Temos que ter cuidado com as nossas atitudes, pois a atitude de uma pessoa pode dizer quem ela é. Muitas pessoas não pensam antes de falar e acabam agindo de forma errada. Não percebem que acabam machucando a si mesmo e às outras pessoas.
    Às vezes é preciso medir o peso das palavras antes de falar. Como diz o ditado: “Uma palavra dita é como uma flecha: uma vez atirada não tem como voltar atrás. Existem palavras que machucam mais que uma tapa. Não existe arma mais dolorida do que as palavras que nos ofendem.
    Uma boa atitude pode transformar o mundo num lugar melhor. Se todas as atitudes fossem boas o pães onde vivemos seria bem melhor. Só que isso não depende só de nós, depende também e, principalmente, de quem governa o pais.
    Na maioria das vezes agimos sem pensar e tomamos atitudes erradas, mas isso não nos leva a lugar nenhum. Uma má atitude pode trazer- nos muitos problemas, pois dependendo dela podemos nos transformar em monstros ou mocinhos.
    Assim a atitude de uma pessoa pode dizer quem ela é, transformando- se no melhor espelho que o ser humano pode ter. Portanto, é possível mudar nossas vidas e a atitude daqueles que nos cercam simplesmente mudando a nós mesmos.
    É preciso que a mudança ocorra dentro de nós para que as pessoas mudem o que pensam ao nosso respeito e tenham uma boa atitude para ter caráter.

    Maria das Graças Sobreira Lima
    1° Ano “A”
    Professora: Francimar

    ResponderExcluir
  8. Viajando pelo Rio Salgado


    O Rio Salgado é um rio de água doce que passa em diversas localidades até chegar em Ingazeiras e que é utilizado pelos moradores para a irrigação de suas plantações; além de servir de lazer para a população, já que passa bem próximo das casas.
    Mesmo nascendo na Pedra da Batateira; com a água limpa ao chegar em Ingazeiras a água está totalmente poluída, pois no caminho recebe lixo; águas de esgotos e hospitais.
    Antes, quando o rio era menos poluído e muito seco as pessoas não tinham água potável em suas casas e para conseguir água os moradores faziam um pequeno buraco; conhecido como cacimba, perto das margens do rio; e a água que minava as pessoas utilizavam para beber e também para cozinhar.
    Muitas pessoas já perderam suas casa por causa desse rio; pois teve um tempo que choveu muito e os açudes não suportaram a quantidade absurda de água e os açudes acabaram transbordando e toda a água foi para o Rio Salgado. O rio não suportou a quantidade de água e acabou invadindo as casas e destruindo comércios e moradias de pessoas humildes.
    Os pescadores costumam ir pescar no rio, pois ele é rico em espécies diferentes de peixes; mesmo não tendo as águas tão limpas como deveriam.

    Thuani Pereira de Souza
    1º ano ''A''

    ResponderExcluir
  9. O melhor lugar
    O lugar que eu gosto mais de ir é para o bar de Zé Batista.
    Lá é muita diversão. Eu brigo com ele, ele briga comigo e é ai é que é confusão: aquela brincadeira saudável.
    Só falando em política: Zé torce por um partido e eu torço por outro é uma disputa muito grande para ver qual é melhor o meu ou o dele.
    Lá no bar š muito interessante tem muitos bêbados inclusive ele. Zé bebe por todos os bêbados. He e muito engraçado parece uma criança. Todo mundo faz o que quer com ele, e ele não diz absolutamente nada.
    Todo mundo que chega lá tira brincadeira com ele, inclusive eu não deixo ele ficar quieto um só segundo. Zé só falta ficar louco.
    Não tem importância, pois mas como se diz o ditado popular: “De médico a louco, todo mundo tem um pouco”.

    Aluno :Matheus 1°ano”A”

    ResponderExcluir
  10. Amizade
    Eu tenho uma amiga que conheci na 6º série, fiz amizade com ela, me ela passou a ser minha melhor amiga. Ela para mim era uma irmã que nunca tive, não existia segredos entre nós duas, gostávamos de sair, passar o dia fora de casa, ia pra algum sítio tomar banho no rio, pras barragens, éramos duas amigas inseparáveis.
    Ela passou a ser evangélica de uma hora pra outra, fiquei sem entender. Eu pensava que nós iamos continuar nossa amizade como antes, mas foi tudo diferente, ficamos mais afastadas uma da outra, chamava ela pra ir pra casa das amigas e ela nãi ia. As coisas forão mudando entre nós.
    ainda gosto de sair com minhas amigas, sempre estou com minhas colegasmas mas é como se tivesse faltando algo ali entre nós. Eu e minhas colegas gostamos muitos de nos divertirmos, estudamos todas na mesma sala, gostamos de nos guntarmos todase ir para casa de uma que mora no sítio.
    Mas é a vida, enquanto uma se afasta duas encostam, e seguem em frente.
    A amizade é uma coisa que temos que preservar muito, é um carinho que temos um com o outro, temos que ter cuidado para não deixar o proximo chateado, pois sem amizade vivemos, mas não é o mesmo que é quando as temos.Um grande amigo é aquele que te faz rir na hora que você precisa sendo um companheiro que lhe faz feliz.

    Aparecida Ramos
    1º ano "A"

    ResponderExcluir
  11. Mudando Ingazeiras

    Antigamente ingazeiras era um distrito muito desorganizado. Como o passar do tempo ela foi se devolvendo cada vez mais; e com ajuda de todos que moram aqui estamos conseguindo fazer a diferença, fazendo com que ela se torne mais moderna.
    Grandes mudanças ocorreram, foram construídas praças, creche para crianças, alongamento em algumas ruas, instalação de água encanada para toda a população.
    E espero que cada dia ela se torne mais atraente, onde todos possamos fazer a diferença trabalhando juntos em prol de ingazeiras ou de qualquer outro lugar.

    Aluna: Maria Eliane canuto do
    Professora: Francimar
    Série: 1º ano “A”
    Turno: Tarde

    ResponderExcluir
  12. Mateus publique novamente fazendo as correções.
    O melhor lugar

    O lugar que eu gosto mais de ir é para o bar de Zé Batista.
    Lá é muita diversão. Eu brigo com ele, ele briga comigo e é aquela confusão, aquela brincadeira saudável e divertida.
    Falamos de tudo, principalmente de política. Zé torce por um partido e eu torço por outro é uma disputa muito grande para ver qual é melhor: o meu ou o dele.
    Lá nesse bar é muito interessante tem muitos bêbados, inclusive ele. Zé bebe por todos os bêbados. Ele é muito engraçado parece uma criança. Todo mundo faz o que quer com ele, e ele não diz absolutamente nada.
    Todo mundo que chega lá tira brincadeira com ele, inclusive eu. Não deixo ele ficar quieto um só segundo. Zé só falta ficar louco.Mas não
    tem importância, pois como diz o ditado popular: “De médico e louco, todo mundo tem um pouco”.

    Aluno : Matheus 1°ano”A”

    ResponderExcluir
  13. O amor nunca acaba...
    Quando dois caminhos se cruzam, não tem jeito o negócio é esperar. O amor bate à sua porta pedindo para entrar. E a felicidade disso tudo é saber que você nasceu para amar e ser feliz ao lado da pessoa amada.
    As brigas e os ciúmes são fatos cotidianos, e quando você vai se adaptando ao relacionamento, sempre aparece algo errado no outro. Só que quem ama precisa esperar um pouco para ver o o que a vida tem para oferecer com a convivência.
    O amor só acaba quando o ciúmes ou então numa briga prejudica esse sentimento tão bonito e tão especial para todo ser humano.
    O amor é como um teatro quando duas pessoas se amam o coração bate mais forte. O coração tem sentimentos, pois qualquer coisa o faz ficar magoado, principalmente quando está bem firme e tem que acabar.
    Pode ser considerado até amor mágico, que brilha que nem uma magia. E nunca devia acabar.
    O amor é tão importante que naquelas horas que você está sozinho e triste faz você se sentir acompanhado. E também nas situações ruins ele dá força e faz ter esperança de que em qualquer minuto ele pode recomeçar.


    aluno: Micael jackson

    ResponderExcluir