PROJETO

PROJETO
http://www.smbmarketingguide.com/wp-content/uploads/2009/02/blog.jpg

SEJAM BEM VINDOS AO MUNDO DA LEITURA E DA PRODUÇÃO DE TEXTOS !



quinta-feira, 10 de junho de 2010

2º ANO A - ARTIGOS DE OPINIÃO

































































Após a realização das oficinas, revisamos os textos e decidimos publicá-los no blog para que sejam lidos e comentados por outras pessoas.
Para isso, fomos ao laboratório de informática, onde os alunos digitaram seus textos e os publicaram.

11 comentários:

  1. A prostituição em Aurora tem solução?

    Da mesma maneira que ocorre em várias cidades brasileiras, Aurora tem muitas riquezas naturais, tais como: o Rio Salgado e as matas ainda preservadas. Porém, a falta de empregos, tem feito de Aurora uma cidade quase sem vida. Os jovens que aqui procuram empregos e não encontram, resolvem buscá-los em outras cidades, outros estados ou até mesmo vendendo o próprio corpo.
    As pessoas em geral são obrigadas a conviver com um mundo de prostituição. As pessoas idosas não conseguem adaptar-se com esse novo padrão de vida, pois isso implica deletar todos os valores que adquiriram com toda uma vida de serenidade. Sem contar com os problemas psicológicos e físicos de quem pratica o ato de vender o próprio corpo.
    Esse jovem sofre danos morais, por ser um simples objeto de desejo e com isso pode ter em um futuro bem próximo vários e sérios problemas psicológicos, levando-o ao suicídio. Não esquecendo os danos físicos, que vão desde a hematomas, até as doenças sexualmente transmissíveis, que também leva a morte.
    A administração pública poderia ajudar um pouco mais a esses jovens para continuarem em Aurora e até reduzir, ou mesmo excluir por completo a prostituição. Para isso, a criação de alguns projetos destinados aos jovens, para que eles se interessem pela terra natal e que lhe renda algum tipo de ajuda financeira ou psicológica, certamente favoreceria positivamente a esses jovens na sua vida familiar e profissional.
    Dessa maneira, os jovens se apegariam a sua terra natal e boa parte dos problemas que aqui residem poderiam ser resolvidos. Bastava estabelecer novas técnicas para a melhoria de todas as pessoa de Aurora.


    Aleudo Alves Coêlho.
    2º Ano “A”.

    ResponderExcluir
  2. Haverá solução para o fluxo migratório ingazeirense?


    Consideremos que Ingazeiras é o maior distrito do município de Aurora. Um lugar pacato, bem tranquilo de se viver, onde há pessoas com diversos talentos e vontade o bastante de buscar realizar os seus ideais. Só que como em todo lugar pequeno falta oportunidade o suficiente para atingir seus objetivos, fazendo com que os moradores migrem para outros estados, principalmente as pessoas mais jovens.

    Infelizmente Ingazeiras ainda não tem estrutura suficiente para suprir as necessidades da comunidade. Assim quando os jovens atingem uma idade onde querem adquirir sua independência, tanto para cursar uma faculdade, ter um profissão ou encontrar um trabalho, têm que se deslocar para outro lugar que ofereça isso.

    As únicas oportunidades que nosso lugar oferece são empregos do município, estado, agricultura, comércio ou em casas de família.

    Toda a população concorda que esse quadro precisa mudar, do contrário as próximas gerações sofrerão as consequências, já que possivelmente a população diminuirá muito em virtude do grande fluxo migratório que temos atualmente em nosso distrito.

    Até nos números apresentados pela escola percebemos isso: é grande o índice de evasão em virtude da migração dos jovens para outros estados. Então é preciso que haja modificações em nosso distrito, a fim de amenizar esse problema.

    Ações da prefeitura como o planejamento de fontes de renda para a população poderá oferecer novas oportunidades de empregos. Também outra coisa que ajudaria, seria melhor a atuação dos agentes sociais criando projetos e programas, capazes de empregar muitas pessoas. Desse modo, a criação de novas formas de trabalho traria muitos benefícios e melhoraria toda a estrutura de nosso distrito, tanto na parte econômica como social diminuindo assim o fluxo migratório da população.

    Portanto, nosso lugar só poderá tornar-se mais desenvolvido quando a estrutura econômica e o sistema de vida melhorarem fazendo com que se estabeleça uma qualidade de vida melhor para todos os seus habitantes.




    Dayane Araújo
    2º ano “A”

    ResponderExcluir
  3. DIFERENTES FORMAS DE ARRUMAR EMPREGO

    Na cidade de Aurora como em tantas outras cidades brasileiras, a questão do desemprego tem um alto índice. Mesmo sendo uma cidade de muitas maravilhas, como por exemplo, o Rio Salgado entre outros. Assim, como qualquer outra cidade tem seus defeitos e virtudes.
    Existem muitas pessoas à procura de empregos, mas existem também pessoas empregadas. Uns trabalham para si mesmo e outros procuram deixar currículos em lojas, mercantis, fábricas, etc. Aqui, a questão do desemprego está pior para os homens do que para as mulheres, pois para elas tem mais facilidade pois elas procuram casas de famílias para trabalhar.
    Hoje em dia existem várias formas de se empregar, uma delas é aquela em que os mais velhos não aceitam e não concordam: Jovens a partir de seus 10 anos estão se prostituindo, ou seja, vendendo seu próprio corpo para se manter. Outras vezes nem querem, mais são obrigadas ate mesmo por seus próprios pais ou influência dos amigos .
    A questão do desemprego está em todo o lugar do mundo. Mas para diminui-lo é preciso a realização de ações de todos da comunidade na busca da solução deste e de outros problemas que afetam a juventude ingazeirense.




    Kellyane Duarte Saraiva

    2° ano ''A''
    Ingazeiras Aurora-Ce

    ResponderExcluir
  4. Ingazeiras poucas oportunidades para o jovem

    Ingazeiras é um lugar muito bom de se viver, mas existe um problema que faz com que o jovem vá embora. Esse problema é a falta de emprego pois os jovem não querem depender mais de seus pais e vão para outro lugar em busca de algo melhor para si próprio.
    Com isso o nosso lugar perde muito pois sem a força jovem não existe um futuro para nosso lugar. Então as autoridades maiores deviam investir em ingazeiras com fábricas, colégios técnicos, etc. E com isso o jovem permaneceria em seu lugar de origem e não iria buscar melhorias em lugares distantes.
    Portanto para que haja crescimento é preciso investir na sua estrutura física e social pois com investimento surgirão novas oportunidades de renda fazendo com que os jovens não precisem sair do seu lugar

    ResponderExcluir
  5. Vantagens e desvantagens da cidade de Aurora

    Como ocorre em diversas cidades brasileiras, Aurora tem muitas belezas naturais, e uma qualidade ambiental agradável, mas há também desvantagens, como por exemplo, poucas oportunidades de trabalho.
    As oportunidades para quem quer trabalhar são pouquissímas. Além disso, não são todos os desempregados que conseguem um emprego. Emprego garantido somente se tiver muito tempo de trabalho ou carteira assinada, que é o caso de vários professores de nossa cidade.
    Assim, oferta de trabalho para os desempregados da cidade de Aurora é muito difícil. Só nos órgão públicos, na agricultura ou em casas de família. Então, há vários casos de jovens que deixam de estudar para ir para outros estados e regiões à procura de empregos.
    Na maioria das vezes partem de seus municípios para trabalhar na roça, como ocorre com muitos jovens de Aurora que vão para Minas Gerais, Goiás e outros estados, para trabalhar no café ou no tomate. Tudo isso porque é muito difícil uma oportunidade de trabalho em nossa cidade natal.
    No entanto, se conseguissem estabelecer algumas fábricas no entorno da cidade ou outras fontes de renda para os moradores, com certeza seria uma solução para os desempregados da cidade de Aurora. Dessa maneira, boa parte dos problemas com emprego poderiam ser resolvidos, e encontraríamos mais oportunidades para melhorar a qualidade de vida.


    Willyane Duarte
    2° ano''A''

    ResponderExcluir
  6. O lixo e a poluição em Ingazeiras

    Como ocorre em várias cidades brasileiras, a poluição de Ingazeiras está num índice muito alto, causando grande deficiência na qualidade de vida das pessoas. Ela é tanta que nem a população sabe dizer o quanto está sendo prejudicada.
    A poluição vem crescendo constantemente porque os esgotos das ruas ingazeirenses ainda permanecem a céu aberto, o lixo é jogado nas esquinas e em outros locais não apropriados. Com isso as pessoas estão ficando doentes por causa das bactérias que o lixo traz, além da fumaça que vem da queima do lixo e de outros resíduos.
    A prefeitura vendo isso se mobilizou colocando latões para a coleta de lixo e fez propaganda para que a população não jogue lixo e nem outros resíduos nas ruas e em locais impróprios. Com essa iniciativa da prefeitura e com ajuda da população de ingazeiras, a cidade está ficando mais limpa e mais saudável.
    Só que isso não basta, a prefeitura juntamente com a população tem que fazer mais projetos para acabar com o mal direcionamento do lixo ingazeirense.

    ResponderExcluir
  7. Pelo Direito à Educação e ao Emprego!

    Como acontecem com muitas cidades do interior do Brasil, Ingazeiras distrito do município de Aurora-CE, é um lugar sossegado. Há locais encantadores, maravilhosas barragens, povo trabalhador e hospitaleiro e poucas oportunidades de trabalho e uma educação considerável.
    Com o passar do tempo a educação está cada vez mais avançada profissionalmente e tecnologicamente, visto que as escolas já estão capacitadas com laboratórios de informática e de ciência, onde os alunos têm a oportunidade de adquirir mais conhecimento.
    Esse fato causa confronto de opiniões. Há pessoas que acreditam que a educação é de boa qualidade e é através dela que conseguirá um emprego e outros que a educação deixa muito a desejar, e o desemprego é provocado pela falta de desenvolvimento no distrito e conseqüentemente por uma educação precária.
    Hoje, a maioria dos professores são graduados, pós-graduados e até mesmo mestrando. Observamos assim que houve um grande avanço na área educacional. Recentemente vários professores da rede municipal e estadual da sociedade de Ingazeiras fizeram o concurso público para professores do estado do Ceará onde na E.E.F.M Padre dos Cícero teve melhor resultado que os professores da sede, sendo que na referida escola 5 dos 10 professores temporários fizeram o perfil na primeira fase do concurso, ou seja, atingiram mais de 18 pontos seguindo as regras da Cesp-Unb; e destes cinco uma conseguiu se classificar para a segunda fase e certamente se efetivará.
    No entanto, com tantos professores capacitados, os alunos têm que se deslocar para outras cidades, muitas vezes distantes, pois não há faculdade de excelência e nem oportunidades de trabalho. Diferente do caso das grandes cidades brasileiras, que cresceram e crescem com a industrialização, milhares de pessoas de outros estados e regiões e passam a viver nelas. Mas vale perguntar: é preciso que nosso distrito enfrente esse problema? A atual gestão,conhecedora dos obstáculos da falta de desenvolvimento educacional,não poderia ter feito algum planejamento na educação, para que não fosse necessário vários alunos saírem da sua terra?
    O incentivo à criação de associações, projetos, programas, reuniões e a união de forças junto com os demais poderes para que os benefícios como a instalação de uma faculdade traga não só para a educação, mas também o comércio, para o emprego e com certeza iria trazer para a região incontáveis melhorias.
    Dessa forma, boa parte dos problemas seriam resolvidos. Os alunos teriam uma educação qualificada; arranjaria emprego na sua própria cidade sem ser preciso se deslocarem e assim, diminuiria o desemprego. Por fim o cidadão ingazeirense encontraria mais oportunidades e qualidade de vida.

    Danielle Yasmim Dos Santos.
    2º ano A

    ResponderExcluir
  8. Drogas, não apenas um problema das cidades grandes
    Em Ingazeiras, apesar de ser um lugar pequeno, como todos os outros lugares não estão livres das drogas. Não é tão frquêntes os casos, como nas cidades grandes, mas não deixam de existir. Livros, jornais e revistas, estão sempre buscando explicações sobre o que leva os jovens a se meter com drogas. Problemas familiares, desilusões amorosas, má influência, entre tantos outros fatores.
    Muitas vezes é simplesmente pelo fato de experimentar coisas novas, sensações novas, podendo acabar em vício. Destruindo a harmonia com a família, com amigos, com todas as pessoas que o ama e só quer seu bem. Com a perca da confiança dos pais, irmãos e amigos, atolando-se cada vez mais nas drogas. Existe sim uma solução, jamais experimente as drogas, em hipótese alguma Enem por influencia de ninguém.
    Existe mais de mil formas de se buscar sensações e adrenalina, sangue na veia. São simples os exemplos, mais enorme os benefícios que ele nos traz. Pratique esportes, tenha uma boa alimentação, dedique-se aos estudos, se divirta com os amigos de uma forma saudável, ame e se tiver uma desilusão amorosa dê tempo ao tempo e nada melhor do que um dia após o outro. E lembre -se de que é difícil sim enfrentar os problemas da vida, mas se enfrentá-los de cabeça erguida e sem desistir não cairá na tentação de adquirir problemas muito mais difícil de ser resolvidos.

    ResponderExcluir
  9. Gostaria que você publicasse novamente fazendo as seguintes alterações:
    Dê espaço no título
    corrija:
    frquêntes-frequentes
    quer - querem
    Enem por influencia - e nem por influência
    se divirta - divrta-se

    e por favor coloque seu nome completo e a sala.
    Obrigada.

    ResponderExcluir
  10. O DESEMPREGO EM INGAZEIRAS


    Os moradores de ingazeiras sofrem bastante por falta de emprego, mesmo muitos deles trabalhando na agricultura, em outros serviços e em obras fornecidas pelo governo, alguns pais de família precisam se deslocar de seu lugar para outros à procura de emprego. Como por exemplo para Minas Gerais, São Paulo etc.

    Algumas pessoas falam que isso ocorre porque a estrutura do lugar é muito precária, principalmente em relação aos transportes. Em época de chuva fica muito difícil o acesso à nossa comunidade. Ficamos praticamente isolados. As estradas ficam quase todas alagadas e as barragens impedem o tráfego.

    Por isso empresários não se interessam para investir em fábricas,indústrias, projetos e muitas outras oportunidades para o nosso lugar.

    Para que essa realidade melhore e esse problema acabe, é preciso maior investimento em nossas estradas com a realização de asfalto e a construção de pontes para que o deslocamento se torne mais fácil.

    ALUNO: JOÃO PAULO CANUTO DO NASCIMENTO

    2º ANO A

    ResponderExcluir
  11. A falta de emprego

    Na nossa comunidade de Ingazeiras existe um grande problema em relação ao desemprego, pois é muito difícil arrumar empregos já que não existem trabalhos suficientes para sustentar as famílias. Mas isto não acontece só aqui, também existe em outros lugares. Aqui em ingazeiras trabalho é muito difícil e muitas pessoas que estudavam e terminaram os estudos continuam aqui sem ter nenhum emprego. Outras, foram embora para outros lugares para poder ter um emprego e se sustentar.
    Como pudemos perceber a vida aqui não é um mar de rosas, pois só existe empregos de prefeitura como por exemplo, trabalhar no posto, nas escolas etc. Mas ainda podemos dizer que hoje está é muito bom, porque antes não existia quase nada, o único trabalho que tinha era apanhar algodão na roça.
    E agora ainda tem a aposentadoria! Se não existisse esse beneficio para as pessoas mais velhas, elas passariam muitas dificuldade em suas vidas. Tem até filhos que se aproveitam da aposentadoria dos pais, com preguiça de sair no mundo a fora e arrumar emprego. Acham melhor
    se sustentar com o dinheiro dos pais, dos avós e até de tios.
    A solução para todos estes problemas seria se viesse mais recursos para cá, para as pessoas poderem ter uma vida melhor e melhores condições de trabalho.




    MARIA FABIANA DA SILVA
    2º ANO A

    ResponderExcluir